sexta-feira, 30 de março de 2012

PIBID - UEPG História em evento na UFPR

É muito difícil vivenciar um projeto tão amplo e com tantas possibilidades de atuação como é o PIBID; mesmo tendo contato com os outros subprojetos atuantes na UEPG, às vezes nutrimos aquele sentimento de curiosidade; como os PIBID de outras regiões estão atuando? Quais são suas atividades?

A participação dos subprojetos PIBID/UEPG em um evento de Workshop realizado na Universidade Federal do Paraná voltado aos PIBID da própria UFPR e outras universidades de Curitiba acabou suprindo brevemente essa distância tão grande entre o cotidiano dos envolvidos com o projeto da nossa cidade com o de outras regiões do Paraná. Com a participação no evento pudemos perceber o que nossos companheiros de projeto estão produzindo em seu cotidiano e quais as realidades escolares eles encontram.

O Evento tinha como tema: Workshop "Vida e condição do trabalho docente", e constituiu-se basicamente na exibição de breves documentários com aproximadamente 15 minutos de duração produzidos pelos acadêmicos bolsistas (juntamente com os bolsistas do curso de comunicação social, e orientação de técnicos da UFPR TV), nas suas escolas de atuação com o PIBID, seguido de comentários dos realizadores e orientadores, motivando breves debates. A programação do evento ficou assim dividida (segundo o site da UFPR):

08h30min Recepção dos participantes

09h00min Abertura oficial do evento
09h30min Coffee break
10h00min Projeção dos filmes - com apresentação dos autores e debate com convidados
12h00min Almoço

14h00min Projeção dos filmes - com apresentação dos autores
16h00min Intervalo - coffee break

16h30min Projeção dos filmes - com apresentação dos autores e debate com convidados

18h00min Encerramento das atividades

Na exibição dos vídeos/documentários, pode-se perceber que o enfoque de cada equipe no tema teve diferentes abordagens e divergentes focos, alguns deram enfoque aos sentimentos de superação do professor, enquanto outros relataram a carreira de professores que são considerados sujeitos de "excelência" na profissão, alguns ainda trouxeram a humanização do professor como fator inevitável para o entendimento da profissão docente. Todos buscaram relatar as atuações dos professores em seu cotidiano, as discussões acabaram voltando-se ao elogio aos vídeos produzidos, e relatos de dificuldades técnicas na produção dos mesmos.

O Subprojeto PIBID História, foi representado pelos acadêmicos Carina, Diego, Guilherme, Hurlan, Marcus, Maria Paula, E a professora orientadora Silvana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário