terça-feira, 13 de março de 2012

Multimídias nos livros didáticos: nova estratégia do MEC para atrair os alunos.

Material didático terá conteúdo multimídia a partir de 2014

O Ministério da Educação informou que está aberto até 1º de maio o período de pré-inscrição de obras didáticas para os anos finais do ensino fundamental referentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para 2014. As editoras, pela primeira, vez poderão apresentar objetos educacionais digitais complementares aos livros impressos. Esse novo material multimídia, que inclui jogos educativos, simuladores e infográficos animados, será enviado aos alunos com o material impresso.

Os novos livros didáticos trarão também endereços on-line para que os estudantes tenham acesso a material multimídia que complemente o assunto estudado. "O DVD é um recurso adicional para as escolas que ainda não têm internet, além de tornar as aulas mais modernas e interessantes", diz a coordenadora-geral do programa do livro didático do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sonia Schwartz.
Como estabelece o Edital nº 6/2011, do FNDE, os livros inscritos pelas editoras passarão por uma seleção. As obras aprovadas integrarão o Guia do Livro Didático 2014, que conterá resumo de cada uma para permitir a professores e diretores a indicação daquelas mais adequadas ao processo pedagógico. Pelas previsões do FNDE, serão adquiridos 93 milhões de exemplares.
O cadastramento das obras pelos detentores de direitos autorais deve ser feito na página do FNDE na internet.

“Com o material multimídia, que serão enviados aos alunos prenderá atenção deles?
E assim se tornará mais interessante a aula?Acredito ser um caminho para fugir da monotonia é investir de varias formas para que o conteúdo se torne mais prazeroso e menos maçante para o aluno, especialmente se tratando daquele conteúdo em que aluno tem maior dificuldade.Entao com isto facilitará o educando a fixar melhor e aprender de maneira mais dinâmica a matéria e assim que o assunto difícil, se torne mais fácil e acessível.
Acredito ser uma ótima alternativa na educação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário