segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PIBID leva licenciaturas da UEPG para São Luis- MA

Em 05 de dezembro de 2012, a delegação da UEPG do Projeto PIBID, formada por 40 participantes, chegou a São Luis-MA para apresentação de 34 trabalhos durante o III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional PIBID que se realiza na Universidade Federal do Maranhão- UFMA, de 05 a 07 de dezembro de 2012.
A Conferência de Abertura, intitulada Desafios Contemporâneos na Educação Básica foi proferida pelo Prof. Dr. Vitor Henrique Paro – USP, apresentou reflexões importantes sobre o sentido e finalidade da educação destacando o papel do professor como aquele que desperta o desejo de aprender. Após a Conferência, houve uma apresentação do folclore maranhense agregando informações culturais sobre a região.
A partir de 06 de dezembro as apresentações dos trabalhos e relatos de experiência dos PIBID-UEPG tiveram seus momentos de apresentação no Centro Pedagógico Paulo Freire, UFMA, pela manhã. Segundo o prof. Dr. Miguel Archanho de Freitas Junior, coordenador do PIBID-EDUFIS, da UEPG, o grupo apresenta 10 dos 34 trabalhos levados pela instituição. Estes trabalhos realizados no período de atividade do projeto,  relatam experiências inovadoras e de sucesso no ambiente escolar, mostrando que planejamento, força de vontade e atitude são elementos fundamentais para modificar a qualidade daquilo que vem sendo trabalhado nas escolas."Agora estas experiências serão socializadas e debatidas em âmbito nacional, possibilitando o amadurecimento e novos olhares sobre os trabalhos que estamos desenvolvendo no Colégio General Osório", declara Miguel, em relação ao projeto por ele coordenado.
Na parte da tarde, compondo a Mesa Redonda III,  realizada no Auditório Central da Reitoria da UFMA se fizeram presentes os professores Profª. Drª Sonia Maria Corrêa Pereira Mugschl/PROEN/UFMA, Profª. Dr. George França dos Santos/UFT e Profª. Ms. Graciete Tozetto Góes/UEPG debatendo sobre o tema: Os Desafios das Práticas Educativas na Formação Curricular.  Apresentando grande experiência no tema, bordeado de uma apresentação técnica impecável, a professora Graciete foi aplaudidíssima pela plenária após sua explanação. Na sequência, presenteou os participantes da mesa com exemplares da recém lançada Coletânea pela Editora UEPG “Arquitetura da prática: interação entre o saber-fazer nas licenciaturas” , tendo como organizadoras as ela própria e a professora Olinda Thomé Chamma.
Sobre o evento de carater nacional, as coordenadoras do PIBID-UEPG se posicionam de forma complementar quando  Maria Odete Tenreiro Vieira menciona "a importância da participação dos alunos da licenciatura no evento pela troca de experiências que possibilita entre estudantes e professores das licenciaturas pelo Brasil". Este olhar é enriquecio por Célia Finck Brandt acrescentando que "esta experiência envolve cultura, arte e conhecimento acadêmico". Fazendo o fecho das reflexões, Graciete Tozetto Goes  destaca “à importância dos acadêmcios participantes vivenciarem as atividades e experiências de outras áreas e universidades brasileiras”
PIBID leva licenciaturas da UEPG para São Luis- MA